Rodas: estilo e solução para vendas

Rodas: o que é offset e qual seu impacto sobre os pneus?

Conjunto de rodas eleva ganho estético, mas é essencial para o bom funcionamento da suspensão

Rodas mais para fora, mais para dentro… você já deve ter ouvido essas expressões, mas sabia que isso simboliza o chamado offset da roda?

Lojas de pneus, autocenters e oficinas muitas vezes comercializam rodas, por isso, conhecer cada nome, medida e padrão é importante para que o seu negócio ganhe autenticidade e incremente as vendas.

Neste artigo, vamos explicar que conhecer estas medidas pode ajudar você na hora de ajuda o seu cliente a dar aquele tapa no visual do carro.

Rodas: comércio e importância!

Mais do que uma questão estética para um carro, as rodas são componentes importantes nos quesitos segurança, desempenho e, claro, custo.

A troca por um modelo novo deve seguir os parâmetros de fabricação para não alterar a geometria da suspensão e, como consequência, diminuir a durabilidade dos pneus e outras peças do conjunto.

Um dos padrões que devem ser analisados é o offset, mas você sabe identificar e como explicar o que é esta medida?

Rodas: vendas aprimoradas

O que é offset das rodas?

Em linhas gerais, offset é a diferença de espaço entre a metade da roda e o ponto de fixação na suspensão, no cubo. A medida é traçada por uma linha imaginária no meio da tala e é dividida em três partes: zero, positiva e negativa.  Representado pela sigla ET, o número está localizado na parte interior da roda.

Mas, o que isso significa?

Se o ponto de fixação é localizado na borda externa da roda, é chamado de offset positivo, o que implica no deslocamento das rodas e pneus para o lado interno da carroceria.

O contrário, com o cubo fixado na borda interna da tala, é conhecido como offset negativo. Com isso, o conjunto formado por roda e pneu é deslocado para fora da linha original projetada na carroceria, dando uma impressão de amplitude ainda maior.

Ainda há o offset zero, não se esqueça. Dessa maneira, o cubo de fixação da roda está posicionado no meio da tala. A posição das rodas e pneus fica dividida pelo meio em relação à lateral do veículo.

Como medir offset positivo ou negativo?

Vamos imaginar que você possui uma loja de pneus em Curitiba. Um cliente pergunta a diferença entre os offsets de roda, uma vez que ele pretende trocar o modelo que está no carro. Você, que também comercializa esse produto, precisará explicar os impactos disso para ajuda-lo e também fechar uma venda, certo? 

Para ter em mente o processo, sempre faça uma conta matemática muito simples – e um pouquinho de trabalho manualAtenção: os valores são em milímetros!

Na equação, o valor de offset será representado por x;

Com a roda desmontada e deitada com a furação para cima, meça o valor de uma borda à outra. Este número total denominaremos como y;

Ainda com a roda na mesma posição, descubra a distância entre a borda interna (encostada no chão) e o cubo de fixação da roda. Esse valor denominaremos como z.

A fórmula fica da seguinte forma: x = z – (y/2).

Se o valor x for maior do que a metade da tala da roda, o offset é positivo. Caso menor, é negativo. E se for exatamente a metade? A resposta é “offset zero”.

Offset: medida para rodas

Como o uso errado de offset prejudica os pneus?

Com os números em mãos, você vai poder explicar para o seu cliente os impactos do offset errado no veículo.

Uma roda com o offset aquém das medidas de fabricação do veículo pode prejudicar a dirigibilidade, a vida útil e a segurança dos pneus. O deslocamento desproporcional da roda pode acarretar em raspagens na caixa na interna, diminuindo a quantidade de borracha a partir dos ombros, uma vez que o pneu estará raspando “a borda”.

Essa diminuição de material nas extremidades do pneu limita o escoamento de água e compromete a precisão de movimentos, aumentando o risco de derrapagens e aquaplanagem em pista molhada.

Na Cantu tem! 

ideia da Cantu é levar mobilidade a todos os cantos do Brasil para que isso aconteça, temos como missão ajudar você a prosperar. Este artigo ajuda você a explicar ao seu cliente todo o panorama numa eventual troca de rodas, os benefícios e as adversidades.

Siga acompanhando as nossas publicações, sempre há uma novidade esperando por você. E não esqueça de manter contato com os nossos representantes, que podem ajudar você a encontrar a melhor solução para as suas vendas.

Se precisar de pneu, a essa altura você já sabe: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

 

2 thoughts on “Rodas: o que é offset e qual seu impacto sobre os pneus?

Deixe uma resposta