Siglas dos pneus: como ler as medidas

Siglas dos pneus: o que significam as letrinhas nas laterais

As siglas dos pneus podem ser um mistério, mas são importantes para quem busca os “sapatos” ideais para o carro. Índice de velocidade, frenagem, carga entre outras são informações cruciais na hora de escolher um pneu. Segurança e desempenho andam lado a lado na hora da escolha.

Nessa série de duas publicações, iremos abordar a sopa de letrinhas que envolvem os pneus. Para você que tem uma loja de pneus, é uma ótima maneira de treinar o seu time e melhorar ainda mais as vendas!

Siglas dos pneus: um alfabeto de informações

Uma das informações mais importante que estão nas laterais dos pneus é o DOT. O que significa? Essa sigla mostra a data de fabricação de um pneu, sendo que os quatro números representam a semana e o ano que o modelo foi fabricado.

Assim você pode saber se um pneu está perto da sua validade (cinco anos) ou não, o estado em que se encontra por estar no estoque e se há marcas que o tempo deixaLembre-se sempre de conferir essa informação antes de qualquer coisa.

Um pneu fora do prazo de validade acarreta em diversos problemas, do desgaste acentuado até a sua segurança, principal fator na hora aquisição.

Vamos conhecer outros significados nos pneus?

Siglas dos pneus: o que significa Treadwear?

A indicação mostra a capacidade de duração de um pneu, em uma escala que varia entre 60 e 700. Ou seja: quanto maior o número, mais longa é a vida útil do pneu.

Vale levar em consideração o tipo de pneu que você busca, uma vez que um modelo de composto macio tende a oferecer melhor desempenho, seja em curvas ou frenagens, em detrimento à durabilidade.

Siglas dos Pneus: treadwear

o que significa Temperature?

O índice mede a capacidade do pneu em dissipar calor e é representado pelas siglas A (maior capacidade), B e C (menor capacidade).

O índice se aplica sobre pneus calibrados corretamente, com a pressão de acordo com o manual do veículo. A eliminação de calor ajuda o pneu a manter a vida útil, por isso conduzir o carro de maneira suave, calibrar corretamente e não ultrapassar a capacidade de carga faz com que a temperatura se mantenha corretamente.

Siglas dos Pneus: temperature

o que significa Traction?

Traction é um índice que mede a capacidade do pneu parar em pista molhada e varia entre AA (maior capacidade), A, B e C (menor capacidade).

Os testes são produzidos em pista molhada e em linha reta, mas também podem indicar a frenagem em pista seca. Isso não significa que o valor mais baixo não tenha capacidade de parada, mas que a letra mais alta pode encurtar mais as distâncias.

Sigla dos Pneus: traction

Na Cantu tem

Sabia dessas informações sobre siglas dos pneus? Para quem possui uma loja de pneus, é de suma importância conhecer as características que os modelos apresentam, uma vez que você o ajuda a atingir os objetivos e consegue incrementar ainda mais as suas vendas.

Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog, sempre há uma novidade esperando por você. Aliás, conferiu o texto que fizemos sobre offset de roda? Clique aqui e saiba tudo sobre a centralização das rodas. 

Se precisar de pneus, não deixe de conversar com a gente. A essa altura você já sabe: na Cantu tem! 

Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta