Medidas do Pneu: aprenda sobre os índices

Medidas do pneu: como ler o tamanho e os índices de segurança

Você sabe o que significa as medidas do pneu? Ocomo ler as informações de segurança?

Essas informações são importantes, ainda mais para quem busca o modelo ideal de pneu para o veículo, além de quem trabalha comercializando os sapatos de um carro. 

Separamos neste artigo como identificar o tamanho correto do pneu do seu carro e o que significam as letrinhas que acompanham estes números. Vem com a Cantu!

Medidas do pneu: desempenho e segurança para o seu carro

Seguir as orientações de fabricação de um veículo é o primeiro passo se você deseja ter um carro confiável, com vida útil longa e o desempenho ideal para a sua proposta.

Escolher os pneus certos faz parte deste desafio.

Identificar os itens de segurança e respeitar as características descritas no manual garantem a tranquilidade, e você pode pegar a estrada com o bólido sem se preocupar.

Carga: o peso que o pneu suporta

Respeitar os limites de cada pneu é essencial para a durabilidade e, principalmente, quanto a segurança do carro.

Cada modelo suporta uma determinada carga, e é muito simples identificar. Dá uma olhadinhao índice é representado por um número que está localizado ao lado das medidas de tamanho, na lateral do pneu. Normalmente é uma dezena que antecede a letra que simboliza a velocidade.

Por exemplo: medida 205/70R16 112S, na qual 112 é o número que designa o peso máximo por pneu. Confira a tabela completa abaixo:

Velocidade: segurança na hora de acelerar!

Todo modelo tem um limite de velocidade, que garante a segurança e qualidade na hora de passear sozinho ou com a família.

Este índice é representado por uma letra, após as medidas e o índice de carga, descritos na lateral do pneu. 

Por exemplo: medida 215/45 R17 100Y, na qual Y é a letra que designa a velocidade máxima do pneu, que neste caso representa 300 km/h, como mostra a tabela abaixo:

Como ler as medidas do pneu?

As informações que trabalhamos nestes dois textos são importantes para o melhor desempenho do seu veículo e o maior benefício, de acordo com o objetivo da sua compra. Seja ela voltada para durabilidade, performance, custo ou um mix de tudo isso.

Mas mais importante do que isso é saber identificar e utilizar as medidas corretas nos pneus do seu carro. Vamos dar uma recapitulada? As informações sobre as dimensões dos pneus, descritas na parte lateral, vêm nesta sequência: largura, perfil e aro. 

  • A largura é representada em milímetros, medida de ombro a ombro; 
  • perfil é a porcentagem da parede lateral em relação à banda de rodagem; 
  • significa que a construção do pneu é radial; 
  • O número é diâmetro interno do pneu, referente ao aro da roda utilizada. 

 Isso significa que um pneu 175/70 R13 tem 175 milímetros de largura, 70% de altura da lateral (122.5 milímetros), construção radial e 13 polegadas de diâmetro de roda. 

Seguir estes parâmetros são essenciais para preservar as características e o desempenho do seu carro, projetado para oferecer o melhor nessa circunstância.

Na Cantu tem

Informações como essas são importantes para você que trabalha com pneus, seja numa revenda, oficina ou autocenter. Indicar, ensinar e apontar os benefícios para o seu cliente pode incrementar as vendas, ganhar autoridade e a certeza de bons negócios no futuro. 

Se precisar de uma mão, conte com a Cantu. 

Com uma gama variada e estoque completo, o nosso time está pronto para oferecer soluções de ponta a ponta, com a velocidade de entrega e condições ideais para o seu negócio.

Inclusive, separamos um conteúdo incrível sobre o offset de rodas. Quem sabe essa informação a mais te ajuda na hora daquela venda esperta? Clique aqui e confira o nosso artigo.

E já sabe, seja na terra ou no asfalto: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta