Lubrificantes para trator

Lubrificantes: essenciais na produção de cana-de-açúcar

Avaliar e trocar lubrificantes garante o movimento do seu trator por mais tempo!

Com o início da safra de cana-de-açúcar, lubrificantes para tratores e máquinas agrícolas têm papel fundamental no desenvolvimento do campo, ainda mais em um ano que tem perspectiva promissora!

Recentemente, comentamos a importância e os cuidados com os pneus que o produtor deve ter antes de iniciar as atividades em uma agricultura canavieira. Neste texto, exploraremos os cuidados que os óleos para tratores devem receber na otimização da produção, e assim, reduzir os custos e incrementar os lucros.

Lubrificantes para tratores
Manutenção preventiva: aliada da sua produção

Lubrificantes: garantia de mobilidade e colheitas!

Trabalhar dias, semanas e meses durante muitas horas é uma rotina comum entre tratores.

O incessante movimento exige um enorme esforço das máquinasque por vezes ficam sem manutenção. Por isso, garantir a troca dos lubrificantes no tempo recomendado é essencial para o coração da máquina pulsar forte. 

Confira a seguir os óleos que devem ser analisados com frequência para evitar quebras!

Lubrificantes: essenciais na manutenção

Com intuito de evitar quebras e custos elevados, a manutenção preventiva é a melhor solução quando falamos em movimento constante, ainda mais em peças que provocam atritos.

O ideal é adotar um plano de lubrificação nos tratores da sua produção, uma vez que cada máquina possui um período de troca específico. 

Motor: alma do trator!

Força, potência e responsável por dar vida à um trator, o motor é o principal foco num plano de lubrificação. Sem ele, as máquinas não ganham o campo e não traduzem a plantação em açúcar na mesa, por exemplo.

Mais do que perseguir os melhores custos, o operador precisa estar atento às características do trator recomendadas no manual. Fugir dos parâmetros compromete o seu funcionamento da máquina e aumenta o desgaste das peças, sem falar no aumento no consumo de combustível.

E não se esqueça: os filtros são peças importantes! Confira o tempo de substituição e deixe em dia o motor da sua máquina! Eles impedem que os resíduos circulem pelo motor.

A reutilização dos filtros diminui a capacidade de absorção de impurezas, comprometendo o funcionamento de todo o sistema.

Óleo da transmissão: garantia da transferência de potência! 

A transmissão é outro componente que precisa de uma atenção extra em relação à lubrificação, mas nem sempre é lembrada na manutenção.

Importante na hora de colher e transferir a cana, trocar as marchas é a parte responsável por levar a potência do trator ao solo. Por isso, ela sofre com desgaste e atrito excessivo entre as peças e, portanto, seguir as recomendações do manual e observar sempre as características da região são essenciais para que a sua máquina não pare.

Dica de ouro: assegure a qualidade do lubrificante!

Uma vez que o esforço do conjunto é alto e demanda resistência à temperatura por parte do óleo, reduzir o atrito e dar fluidez ao movimento das peças é fundamental para o seu trator.

Também não é recomendado esticar o prazo de troca, pois o lubrificante perde característica conforme o tempo, trabalho e as impurezas provenientes da ação mecânica.

Para evitar contratempos, a substituição dos lubrificantes não pode seguir o método de observação visual do material. Por conta da impossibilidade de enxergar profundamente, é impossível dizer que o óleo ainda possui viscosidade ou está limpo.

Atualmente há ferramentas que podem auxiliar na identificação de desgaste excessivo do material. A contaminação do óleo, na maioria dos casos, ocorre quando o respiro suga mais ar do que o normal.

Óleo para trator
Transmissão leva a potência do motor para o chão
Procedimento

Além de estar com as ferramentas e materiais de proteção necessários, o operados deve realizar a troca do óleo de transmissão com temperatura regular de operação, pois a prática facilita o escoamento e torna mais fácil a saída das impurezas das carcaças e reservatórios.

Na Cantu Tem!

Fique de olho em nossos conteúdos, sempre temos uma dica importante para ajudar você a otimizar os negócios. Já conferiu a nossa dica sobre pneus? Clique aqui e descubra o essencial para manter os sapatos do seu trator nas melhores condições.

Se precisar de uma solução para a sua plantação, seja qual for o cultivo, entre em contato com um de nossos representantes. A nossa gama de produtos pode ajudar você a melhorar a produção e aumentar as receitas, com custos mais reduzidos.

Afinal de contas, a essa altura todo mundo já sabe: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta