Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: cuide da saúde mental!

Setembro Amarelo é uma campanha muito importante sobre a prevenção ao suicídio e que salva milhares de vidas todos os anos.

Nascida depois de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria, a campanha é oficialmente iniciada no dia 10 de setembro. A data foi escolhida por ser o lar do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

O objetivo é evitar mortes que pessoas tirem a própria vida e reduzir o número de óbitos causados por transtornos mentais – cerca de 96% das mortes decorrem deste motivo.

De acordo com o site oficial da campanha, no Brasil, 13 mil suicídios são registrados anualmente. No mundo, mais de um milhão de mortes são registradas todos os anos.

Setembro Amarelo: Você não está sozinho!

A campanha acontece no mês de setembro, mas é de extrema importância que conversemos sobre o assunto durante o ano inteiro. O CVV disponibiliza telefone gratuito 24 horas, e-mail ou chat pelo site para conversas e aconselhamentos para quem sente-se vulnerável.

Existem diversas formas de ajuda para identificar causas, falar sobre o tema e educar a população sobre as dificuldades em buscar auxílio. No site da CVV, você encontra todas as informações sobre esses materiais, endereços e, inclusive, como ser um voluntário para salvar vidas – são mais de 4 mil pessoas comprometidas apenas em participar deste causa.

A ajuda pode partir de um amigo escola, parente, colega de trabalho… até um simples botão da campanha Setembro Amarelo estampado na camiseta – o importante é participar em prol dessa causa tão necessária.

Não fique em dúvida, ligue 188 e converse com alguém.

Você nunca está sozinho!

Deixe uma resposta