Banda de Rodagem

Banda de rodagem: o contato do pneu com o solo!

Você já deve ter ouvido falar sobre banda de rodagem, certo? Saber sobre a parte do pneu que tem o contato direto com o solo é crucial para acertar na hora da troca e manter o melhor desempenho dos sapatos do seu veículo.

Mas você sabe tudo sobre banda de rodagem? As suas funções e a grande importância que tem para manter o seu veículo em contato com a pista?

Vem com a gente nessa viagem incrível sobre banda de rodagem!

O que é a banda de rodagem?

A banda de rodagem é quem garante que o seu carro fique agarrado ao chão. É quem transforma as tecnologias do pneu em aderência, garantindo o desempenho e a segurança tanto no seco, quanto no molhado.

Ela é composta por partes que tem funções complementares. São elas: os sulcos, as ranhuras e as barras. Elas são responsáveis por uma série de funções durante o contato com o pneu com o solo.

Os sulcos canalizam e dão vazão à água para manter o carro em contato com a pista. Além disso, permitem a circulação de ar para manter os pneus na temperatura ideal de trabalho.

As ranhuras, por sua vez, têm um papel muito importante na hora proporcionar conforto para o condutor, pois elas ajudam na dissipação do som que vem do atrito com a pista. Além disso, as ranhuras também contribuem para manter o fluxo de ar e refrigerar a temperatura excedente no pneu.

Por fim, as barras estão em contato com a pista de forma integral e são responsáveis por garantir que o pneu transforme em tração a potência que vem da do motor e conjunto de transmissão. É o que move o carro pra frente (ou para trás)!

Banda de rodagem: importância para a segurança do veículo

Depois de entender como funciona a banda de rodagem, já deu pra perceber que a função dela em um pneu é essencial, não é? Desde o desempenho em economia de combustível até segurança.

Seja em curvas, arranque e estabilidade, a banda de rodagem exerce um papel crucial na hora de manter o veículo na pista. Inclusive com as cargas, uma vez que o desgaste acentuado leva a perda de aderência na condução e a segurança do seu caminhão!

Avaliações constantes impedem que você entre em uma situação difícil, por isso tomar alguns cuidados preserva o pneu por mais tempo, diminui os custos e garante a segurança de quem está dirigindo.

Banda de rodagem: tipos de desenho!

Existem três tipos de desenhos: simétrico, assimétrico e direcional.

Os simétricos são “gêmeos” quando dividimos o pneu ao meio, enquanto os assimétricos possuem escultura diferente em cada lado da banda de rodagem. Os pneus direcionais têm sentido de rodagem e desenho específico na banda.

A gente já contou a importância de cada desenho em outro artigo. Clique aqui para saber mais sobre cada tipo de banda de rodagem!

Na Cantu tem

Nós nascemos para abrir caminhos para pessoas e negócios, por isso, contamos com um portfólio completo de pneus. Seja para revendas, frotistas e transportadores, a Cantu oferece as melhores condições e conteúdo para alavancar as vendas.

Conte com os nossos representantes para auxiliar o seu negócio a prosperar, com os pneus que o seu cliente precisa e a informação técnica que ajude ele a ter o melhor desempenho em carros, ônibus ou caminhões.

Afinal de contas, a essa altura você já sabe: na Cantu tem!

Deixe uma resposta