Pneus do trator: quando trocar?

Pneus do trator: quando é a hora de trocar?

Você sabe quando trocar os pneus do trator?

A manutenção preventiva das máquinas é essencial para que o seu negócio prospere e os sapatos são parte importante desse movimento. 

Confira as dicas que separamos para você avaliar os pneus do trator de forma correta e não errar no plano de manutenção e aumentar as receitas do seu cultivo.

Pneus do trator: cuidados com os sapatos da máquina

Como todos sabemos, os pneus têm vida útil limitada. Uns mais, outros menos. Uma série de fatores entram na conta além da marca e modelo de produção. No entanto, existem diversas maneiras de preservar os pneus e prolongar o seu uso. Patinagem, lastragem, calibragem e outros cuidados ajudam você a extrair o melhor desempenho do seu trator e, claro, a gerir melhor os recursos do seu cultivo. 

Mas, como tudo tem um final, escolher o momento ideal para trocar os pneus do trator vai ajudar você a economizar tempo na manutenção, dinheiro e otimizar as atividades no campo. Como? 

Muito simples: quando você perde o prazo de manutenção dos pneus do trator, ele tende a ser impactado em outros componentes da suspensão, no consumo de combustível e até mesmo na segurança, pois a dirigibilidade pode ficar comprometida.

Pois então, confira aqui os dois principais pontos que devem ser avaliados para trocar os pneus do trator:

Avaliação visual

Você deve observar com atenção se as garras do pneu estão desgastadas. Se o tamanho delas estiver com uma diferença superior a 25% em comparação com uma nova, é um sinal de que a manutenção está próxima.

As barras de tração influenciam diretamente na transmissão de potência para o chão, no índice de patinagem e na relação de avanço. Essa falta de harmonia acentua ainda mais o desgaste do pneu, dos componentes e, de quebra, o consumo de combustível.

Comportamento do trator

O segundo ponto é um complemento do primeiro. A falta de tração faz com que o trator tenha um comportamento diferente. Mais deslizes, maiores dificuldades para fazer manobras são sintomas clássicos, assim como a sensação de perda de potência, pois há dificuldades na inércia.

Pneus do trator: avaliação visual
Avaliação visual é crucial para trocar os pneus do trator

Lembre-se que existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração, como: peso da máquina, tipo de cultivo e região, e o tamanho do trator. Esses quesitos também influenciam na durabilidade do seu pneu. Por isso, fazer uma avaliação visual com frequência é de extrema importância para que o seu plano de manutenção seja executado com perfeição.

Na Cantu tem

Precisou de pneus para o trator? Na Cantu tem!

Precisou de dicas de gestão? Na Cantu tem! 

Precisou de câmaras de ar e outros modelos de pneus? Não precisa sair procurando por aí: Na Cantu sempre tem! 

Deixe uma resposta