Empilhadeira vista frontalmente. Como ajudar em seu negócio?

O que é uma empilhadeira? As boas práticas de produção!

Otimize a logística e reduza os custos da sua empresa 

Você, que trabalha com organização, já deve ter pensado “afinal: o que é uma empilhadeira?”.

Solução para muitas operações, as máquinas geram custos altos para as empresas quando estão paradas. Boas práticas para melhorar as suas funções ganham força no mercado, principalmente durante a pandemia, e mostram o que são as empilhadeiras para os negócios.  

Por isso, nós separamos para dicas para quem pretende comprar empilhadeiras. Dessa forma, você aumenta a produção, reduz os custos e garante que a logística estimule os seus negócios! 

Empilhadeira operando no estoque da Cantu Pneus
Como as empilhadeiras podem ajudar o seu negócio

O que é uma empilhadeira? 

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que é uma empilhadeira. Os primeiros esboços surgiram nos armazéns e galpões, após a Revolução Industrial. De modo geral, os acontecimentos à época inauguraram práticas ágeis e lucrativas para as empresas.

Por concepção, as máquinas têm como objetivo trazer mais agilidade e dinâmica. Com isso, há velocidade para movimentar, carregar e organizar coisas sem precisar da força humana. As primeiras empilhadeiras nasceram deste contexto, no início do século XX, após a empresa Clark criar o protótipo Trucktractor

Atualmente, há uma série de modelos que são fundamentais para os times de logística.

Empilhadeira transportando pneus
Empilhadeiras: a solução para o seu estoque

Quais são os tipos de empilhadeira? 

As empilhadeiras são classificadas por tipo de motor, peso e uso. São seis classificações, que padronizadas pela World Industrial Truck Statistics (WITS), entidade responsável pelo comércio de caminhões industriais no mundo. Importantes para garantir o uso adequado das máquinas, essas categorias ajudam você a organizar melhor o seu trabalho.

Apesar de diferentes, há algo em comum entre as empilhadeiras: eixo direcional na traseira! Projetadas com intuito de oferecer dinâmica, as máquinas que esterçam com as rodas traseiras, ajudam no movimento dentro de armazéns, principalmente dentro de ambientes apertados. 

Confira algumas características importantes: 

Classe 1  

  • Necessita de um operador na cabine; 
  • Usa bateria industrial; 
  • Capacidade de carga: máximo de 3 toneladas. 

 Classe 2 

  • Operador a bordo; 
  • Capacidade de carga entre 1,6 e 2 toneladas; 
  • Opera em 48 Volts; 
  • Ideal para ambientes menores. 

 Classe 3  

  • Operador pode trabalhar fora da cabine, controlando a máquina a pé;
  • Carga máxima de 1,6 toneladas;
  • Transporte de carga em paletes.

 Classe 4  

  • Operador a bordo;
  • Uso interno;
  • Utiliza motor a combustão e contrapeso na condução; 
  • Transporte de carga em paletes. 

 Classe 5 

  • Operador a bordo; 
  • Uso interno e externo; 
  • Motor a combustão; 
  • Utiliza pneumáticos; 
  • Transporte de carga em paletes. 

 Classe 6 

  • Movimento de cargas ao invés de elevação; 
  • Motorização elétrica ou à combustão; 
  • Uso interno ou externo. 

Conhecer cada item é importante na hora de definir a estratégia das operações. Do treinamento dos operadores até o tipo de máquina, cada detalhe faz diferença para o sucesso dos negócios.

Empilhadeira vista frontalmente. Como ajudar em seu negócio?
Conheça os modelos e escolha a empilhadeira certa

Do ponto A ao B: como se movimentam as empilhadeiras?

Nos dias atuais, há dois tipos de motores: elétricos ou à combustão. Há modelos movidos à gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás natural.

Outro ponto importante é conhecer os tipos de pneus. As empilhadeiras, que utilizam modelos específicos, precisam suportar muito peso ao mesmo tempo que vencem as irregularidades do solo.

Pneumático

É o mais utilizado nas operações logísticas no Brasil. Possui desenho na banda de rodagem e precisa de ar para rodar. Por conta dessas características, tem maior absorção de impacto e vida útil longa.

Poliuretano

Voltado para o uso de empilhadeiras elétricas, o pneu tem ótima tração. No entanto, o uso é indicado para ambientes internos e de piso liso, uma vez que a sua construção não é feita para terrenos irregulares.

Sólido

Produzido com borracha dura, não há preenchimento de ar. Pode ser usado em espaços internos e externos, mas não é recomendado para terrenos irregulares, pois não absorve impactos, e pode causar danos permanentes nas máquinas.

Conheça bem cada tipo de empilhadeira, pode ser a solução para o seu negócio!

Operador colando pneus para o transporte
O pneu certo para a sua empilhadeira otimiza os negócios

Dicas para a sua frota de empilhadeiras 

Manutenção preventiva e cuidados com a segurança são essenciais, ainda mais para o bom funcionamento do departamento logístico. Confira a seguir algumas ideias que deixarão o trabalho mais fácil! 

Baterias 

Caso a sua empresa conte com empilhadeiras elétricas, é adequado manter módulos individuais para a troca das baterias. Como o processo é demorado, você economiza tempo, não interrompe a produção da frota e economiza espaço para manutenção

Treinamento 

Faça treinamentos constantes com a sua equipe, com foco em segurança. Do manuseio com suavidade e precisão, até a passagem de outras pessoas pelo galpão. 

Itens de segurança 

Confira as atualidade do mercado. Atualmente, faróis de led ganharam força. Eles emitem uma luz vermelha capaz de garantir uma distância segura para os pedestres. Além disso, há dispositivos equipados com rádio frequência (RFID), que avisam ao condutor se há pessoas próximas. Elas podem estar localizadas no ponto cego do veículo- um risco e tanto! 

Empilhadeira carregando pneus
Luzes e outros dispositivos garantem a segurança de todos

Na Cantu tem! 

Quer saber mais sobre como melhorar a gestão do seu negócio? Não perca essa e outras dicas em nosso blog e nas redes sociais. Conta pra gente nos comentários: quais as práticas que adotou em sua empresa?

Agora, se você está pensando em iniciar uma operação com empilhadeiras, a Cantu Pneus está aqui. Pensamos sempre em mobilidade, seja na terra ou no asfalto. Por isso, trabalhamos para contar com a maior gama de pneus, sem deixar você e sua empilhadeira parados. 

Consulte um de nossos representantes e confira as principais dicas para os seus negócios. 

A essa altura você já sabe: na Cantu tem! 

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta