Agro: tendências para o campoTrator com implemento colhendo no campo.

Agro: as tendências para o campo

As inovações que estão em alta no agronegócio 

A tecnologia está cada dia mais presente na sociedade. No agro, as tendências para o campo viram máquinas autônomae softwares ganharem espaço. Com isso, o gerenciamento de uma fazenda foi melhorado, com ganho de produtividade e eficiência. 

Ano após ano nos deparamos com números positivos no agronegócio, expandindo a presença brasileira em outros países. Do campo às mesas. 

Para que esse movimento continue alavancando o desenvolvimento, os produtores precisam estar atentos às inovações do mercado. Dessa forma, conseguem aumentar a produtividade, com investimentos em estudos e modernidade. 

Em “Agro: tendências para o campo” vamos mostrar o que há de novidade no setor.  

Tecnologia no agro: tendências para o campo

Em um mundo conectado, nada mais natural do que utilizar tecnologias. Para fazendas e lavouras, por exemplo, gadgets podem oferecer uma gestão rápida na tomada de decisões. O acompanhamento em tempo real do que acontece no campo é essencial. 

A Internet das Coisas surgiu para gerar eficiência. Todos os itens usados são ligados à rede de computadores, transmitindo as informações necessárias para o aprimoramento de atividades. O acesso aos dados está npalma da mão, com celulares e tablets. 

Internet das Coisas: a conexão que alimenta! 

Dispositivos conectados à rede e, auxiliados por sistemas inteligentes, são aliados dos produtores que procuram implementar a Agricultura de Precisão. GPS, câmeras e sensores sem fio (wireless) identificam e coletam as informações para gerenciar os implementos na terra. 

Um drone, por exemplo, tem a capacidade de se locomover com segurança pelo campo. Sem causar qualquer dano à produção, ele gera imagens sequenciais de um determinado local, identifica falhas no plantio ou a necessidade de recursos hídricos. 

Os dados combinados oferecem relatórios completos sobre as necessidades da fazenda e permitem que as melhorias sejam feitas rapidamente. O tempo pode ser crucial para o sucesso do agro.  

Drone sobrevoando uma lavoura
Drone: soluções rápidas e redução de custos

Atualmente, mais de 1,4 milhão de fazendas contam com o acesso à internet, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017. O dado foi produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Apesar do número baixo, a tendência é de alta no futuro. O crescimento de propriedades com internet, entre 2006 e 2017, foi de 1900%.  

Máquinas Autônomas: o futuro cada vez mais próximo! 

Outra solução tecnológica ganha cada vez mais presença no agro brasileiro: máquinas autônomas! Com baixa movimentação de pessoas e espaços amplos, o campo é o local ideal para o uso de tecnologias que otimizam a produção. 

A legislação brasileira permite até o nível três de automação, de cinco existentes. Isso significa que as máquinas conseguem se movimentar por conta própria, com o condutor assumindo o controle em casos mais extremos.

 Atualmente, as máquinas presentes no Brasil têm estas características mais avançadas: 

  • Piloto Automático; 
  • Autoajuste para colheitas; 
  • Conectividade com dispositivos externos. 

De modo geral, ainda há a necessidade de um condutor. Além disso, uma central de controle para definir as ações que o maquinário deve executar. A internet é uma grande aliada para incluir mais máquinas autônomas no campo. Elas geram e interpretam dados, aumentando a eficiência de uma produção. 

Em 2018, a Mercedes-Benz lançou um caminhão com direção autônoma. Ele é utilizado em uma lavoura de cana-de-açúcar no interior do Estado, e pertence ao nível 2 de automação – há a necessidade de um operador para realizar alguns comandos e assumir o controle em caso de emergência.

Com isso, é possível afirmar: a tecnologia é tendência para o campo.

Do campo à cidade: Cantu Pneus 

O desenvolvimento tecnológico é a ponte que encurta o caminho entre o campo e as cidades do Brasil. E do resto do mundo. Para chegar às mesas, Cantu Pneus segue trabalhando em favor da mobilidade, oferecendo as soluções necessárias para que o agro siga movimentando a vida de milhões de pessoas. 

A eficiência de uma produção passa pelos pneus que você usa. A escolha do modelo correto otimiza o trabalho, reduz os custos e não te deixa na mão nos momentos mais importantes da colheita. Conheça as dicas para adquirir o pneu ideal para a sua frota agro no conteúdo que separamos exclusivamente para você. Basta clicar aqui! 

Você pode também conversar com um de nossos representantes sobre as melhores soluções para o seu negócio. 

A essa altura você já sabe: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

 

Deixe uma resposta