Você já ouviu falar nos termos logística inbound e outbound? Sabe qual é a diferença entre elas?
Para uma cadeia de suprimentos mais eficiente é fundamental ter esses processos muito bem compreendidos. Ao dominar essas duas etapas dentro do negócio, é possível elaborar uma estratégia mais assertiva, ter uma gestão melhor trabalhada e aprimorar os resultados. Veja a diferença entre inbound e outbound:
-
Logística inbound:
Este processo envolve desde o abastecimento da companhia até o fornecimento de insumos para o desenvolvimento do produto da empresa. Nesse sentido, o inbound abrange a negociação com fornecedores, locomoção, descarga e estocagem dos produtos e descarte da matéria-prima. Inclusive, é aqui que entra a logística reversa, tema mais que atual no segmento da cadeia de suprimentos.
Vale lembrar que entre as métricas fundamentais para o bom andamento da empresa dentro de inbound estão os custos com matéria-prima, armazenagem e estocagem, bem como produção e expedição dos produtos.
-
Logística outbound:
Após todo o processo de recebimento da matéria-prima, estocagem dela e desenvolvimento do produto, vem a etapa de distribuição para o cliente final, que diga-se de passagem pode ser tanto o consumidor quanto um centro de distribuição, por exemplo.
Neste momento, são colocadas em práticas algumas ações como contratar transportadoras ou motoristas autônomos para a entrega, traçar estratégias e o planejamento das rotas para redução do tempo da operação e monitorar o frete.
É sempre importante contar com imprevistos e pensar em outras alternativas para que o produto seja entregue, minimizando assim qualquer possível impacto no negócio.
-
Processo organizado é sinônimo de bons resultados
Quando as logísticas inbound e outbound são desenvolvidas de maneira adequada os processos do trabalho ficam mais alinhados e o risco de falhas e retrabalhos é menor, o que acaba impactando diretamente na lucratividade da empresa. A empresa ganha em: giro de estoque, estratégias mais eficientes, otimização de tempo nas entregas, gestões de frete mais inteligente e muito mais!
[…] são passos essenciais, ainda mais quando falamos para o bom funcionamento do departamento logístico. Confira a seguir algumas ideias que deixarão o trabalho mais […]