Calibragem dos pneus

Calibragem dos pneus: 05 dicas para o seu caminhão

Quem vive na estrada sabe que a calibragem dos pneus pode ser uma aliada para prolongar a vida do bruto e tornar a viagem mais tranquila. 

Os pneus estão entre os maiores custos de uma operação de transporte e preservar os sapatos dos caminhões é essencial para quem roda todos os dias. Ainda mais sabendo que os cuidados com os pneus implicam em outras quesitos que pesam no bolso. 

Conheça as dicas que separamos para você aproveitar os benefícios que a correta calibragem dos pneus traz.

Como a calibragem dos pneus beneficia um caminhão?

A resposta para essa pergunta é muito simples: desempenho, economia e segurança.

Esses são os principais atributos para uma viagem bem sucedida, levando em conta uma operação de carga. A calibragem dos pneus atua diretamente na performance do caminhão, podendo até inviabilizar a entrega de uma carga, resultando em prejuízos enormes.

Então, vamos lá! Confira abaixo as principais dicas sobre a calibragem dos pneus!

Periodicidade

Para manter a pressão ideal nos pneus, é recomendado que a calibragem ocorra pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, os sapatos do bruto sempre estarão nas melhores condições para pegar a estrada rumo ao destino final da carga.

Economia de Combustível

Outra vantagem de manter os pneus sempre calibrados é a economia de combustível.

Calibrados de forma inadequada, os pneus arrastam mais no solo, ou seja: têm mais atrito com o asfalto. Esse movimento força o motor a trabalhar em ritmo maior e, como consequência, o consumo de diesel aumenta.

Equilíbrio

A calibragem dos pneus ajuda a manter o caminhão equilibrado. Se todos os sapatos estiverem com a pressão ideal, o bruto tende a ter uma direção mais suave e não fica “puxando” para um determinado lado.

Além disso, a pressão irregular acarreta em perda de eficiência na frenagem e na vazão de água, comprometendo a dirigibilidade na estrada!

Performance e Durabilidade

Um pneu calibrado com a pressão incorreta faz o caminhão perder desempenho, além de comprometer a durabilidade do sapato.

O excesso de pressão diminui o poder de aderência em curvas, enquanto a falta aumenta a resistência a rolagem e mina a economia e o desenvolvimento do rodar.

Quanto à durabilidade, um pneu com pouca pressão aumenta o desgaste nas áreas externas, uma vez que as estruturas dos ombros compensam a perda de ar, arrastando mais as bordas.

Em caso de pressão além do recomendado, o pneu tem o ar concentrado no centro da banda de rodagem, desgastando prematuramente o “meio” do pneu e forçando a suspensão a trabalhar sob mais carga vinda do chão.

Calibragem dos pneus
Calibragem dos pneus ajuda, inclusive, na valorização do bruto
Valor do Caminhão

Com o desgaste prematuro de peças e pneus, o caminhão tende a passar mais tempo em manutenção. E com componentes menos resistentes e avariados, o valor do seu caminhão cai frente ao mercado, depreciando o patrimônio conquistado com muito trabalho.

Seguir essas dicas sobre a calibragem dos pneus do seu caminhão é primordial para a otimização das receitas e, claro, para manter o bruto em dia rodando pelas estradas brasileiras.

Na Cantu tem

Economizar, facilitar a manutenção e valorizar o caminhão são desafios importantes para quem está no trecho todos os dias. Seja com o bruto ou na operação. Por isso, a calibragem dos pneus é tão importante.

Mais do que isso, otimizar o rendimento da sua frota é importante para manter um negócio sustentável. Confira as dicas que separamos para você aumentar a produtividade e a receita neste setor de transporte. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Além disso, escolher o melhor pneu para o seu veículo é essencial para manter os custos equilibrados. Aqui, no blog, nós apresentamos modelos que podem ser os ideais para a sua estratégia. Clique aqui e confira o portfólio da Cantu.

Afinal, você já sabe: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta