Pneus Agro: a importância do lastreamento

Pneus Agro: qual a importância da lastragem?

Pneus agro dependem de uma série de cuidados para oferecer o melhor resultado para a sua produção. Da armazenagem ao modo de condução, os sapatos do seu trator são responsáveis por colocar em movimento todo o seu cultivo.

Antes de iniciar uma operação é importante que você faça algumas observações. Recentemente, contamos aqui no blog sobre as melhores práticas para prolongar a vida dos pneus agrícolas e como calcular o índice de patinagem.

Em mais um capítulo da nossa saga sobre boas práticas no campo, mostraremos a importância do lastro nos pneus agrícolas e como você pode realizar esta operação.

Lastragem: aliada na vida útil dos pneus agro

Equilibrar o peso em operações nem sempre é uma tarefa simples, mas é de extrema importância quando falamos na vida dos pneus agro e máquinas, além do sucesso do cultivo.

O peso muitas vezes pode ser o vilão para o solo, trator ou pneus. E isso pode elevar os custos, atrasar entregas e trazer uma dor de cabeça desnecessária. Portanto, lastrear os pneus é uma tarefa imprescindível para quem pensa mobilidade no processo que envolve quem planta e produz no campo.

Além disso, a lastragem dos pneus agrícolas garante que eles exerçam a sua função com alto nível de desempenho por mais tempo e tenham longa vida útil. Mas antes, uma pergunta: você sabe tudo sobre lastragem?

Vamos descobrir como calcular e aplicar essa técnica nos pneus agrícolas!

O que é lastragem?

De uma forma simplificada, a lastragem é um procedimento para aumentar o peso do trator sobre o eixo trativo e proporcionar maior poder de tração sobre o solo. No entanto, é mais do que isso.

O processo com os pneus agro é o fiel da balança em termos de desempenho e resultados. É uma análise profunda e estudada que tem influência direta sobre o dia a dia do seu cultivo.

Um trator utilizado em serviços leves, não necessita de lastragem, uma vez que o peso excedente, neste caso, tem uma série de malefícios: aumento no consumo de combustível, compactação do solo e não oferece a tração ideal.

Agora, em caso de trabalho pesado, a lastragem dos pneus agrícolas é essencial para dar a tração necessária para o seu trator. O cálculo precisa ser exato, pois a falta de peso acarreta em uma série de problemas, como: aumento no índice de patinagem, desgaste prematuro dos pneus, aumento no consumo de combustível e perda de potência.

Ou seja, utilizar a lastração correta, de acordo com a atividade que o seu trator irá realizar, poupa os custos operacionais da sua produção! Antes de realizar a lastragem dos pneus agro, há dois níveis de preenchimento que você precisa saber.

Como calcular a lastragem dos pneus agro?

Na prática, um exame visual é o suficiente para descobrir se é necessário alterar a lastração dos tratores agrícolas.

Quando as marcas no chão são bem definidas significam baixo índice de patinagem, ocasionando a compactação do solo. Neste caso, você deve diminuir o peso; no caso de marcas pouco definidas, é sinal de patinagem excessiva. Ou seja: você deve aumentar o lastro nos pneus agrícolas.

A marcação ideal mostra patinagem na região central da marca, com bordas externas bem definidas, o que indica que o índice está dentro do peso ideal.

Antes de encher o sapato do trator com água, você apoiá-lo sobre cavaletes para garantir que o processo tenha êxito. Em pneus diagonais, o máximo de água que você pode colocar é 75% do volume interno do pneu.

No caso de modelos radiais, o volume é de apenas 40% de acordo com a Prometeon. 

Não se esqueça de calibrar o pneu agrícola de acordo com as instruções descritas no seu trator – ou no manual do usuário!

Na Cantu tem

Curtiu?

Siga acompanhando o nosso blog, sempre há uma novidade esperando por você aqui. Enquanto isso, que tal descobrir sobre mais uma inovação no campo? Conheça o Arator 5C, o “Trator dos Céus” e veja como um drone pode te ajudar a otimizar os resultados da sua produção. 

E se precisar de pneus para os seus tratores, não deixe de falar com um de nossos representantes. Afinal, a essa altura você já sabe: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta