Aplicativos para caminhões facilitam o dia a dia dos motoristas

O uso do celular na direção está entre as principais causas de acidentes no mundo. Aqui no Brasil, é o terceiro maior motivo de tragédias no trânsito. De acordo com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), cerca de 150 motoristas morrem por dia e 54 mil todos os anos por conta dessa prática ilegal.

Atentas à segurança dos motoristas e de todos que circulam no trânsito, empresas do setor de transporte desenvolvem estratégias e ações como treinamentos para disseminar a prática da segurança no trânsito.

E o celular, quando utilizado de maneira correta, ou seja, fora da direção e sim antes e depois do motorista pegar no volante, pode contribuir inclusive para a operação do começo ao fim.
E, levando em consideração que a tecnologia é um caminho sem volta que veio pra facilitar os processos e as suas demandas, aplicativos para as mais diversas funções estão disponíveis.

Veja, abaixo, a nossa lista de apps para tornar a rotina dos motoristas de caminhão mais prática e eficiente.

  • Cargas e fretamentos

1- Cargox

Supermoderna, a plataforma conta com tecnologia de rastreamento que permite mensurar o desempenho de cada motorista, caminhão e frota e dectar possíveis quebras, paradas não programas e desvios no trajeto. Conectando embarcadores, transportadores e autônomos, envia fretes de acordo com as rotas preferidas e localização do motorista.

2- FreteBras

A ferramenta, uma das mais utilizadas no Brasil, é capaz de integrar motoristas autônomos e empresas de forma simples. Basta o usuário informar a sua localização e visualizar, gratuitamente, os serviços de fretes próximos disponíveis.

3- TruckPad

Também com o propósito de unir cargas que precisam ser transportadas à caminhoneiros autônomos em busca de realizar fretes, o aplicativo apresenta demandas em qualquer lugar do Brasil, permitindo que o motorista escolha as cargas nas suas proximidades. Acessando a plataforma, é possível encontrar todas as ofertas e pode inclusive negociar valores por meio de uma bate-papo.

4- Quero Frete

A negociação sobre carregamentos e fretes é realizada entre o caminhoneiro e a empresa por meio da plataforma. Ali, ficam guardadas informações sobre o histórico da conta e o veículo pode ser monitorado durante todo o trajeto por mapas dentro do aplicativo. Existem dois tipos de cadastros, um para caminhoneiros autônomos e outro para empresas.

  • Gestão financeira

1- Carrorama

A plataforma promete redução de custos de 30%, identificar desvios e oportunidades, receber alerta dos percursos em tempo real. Disponível não só para caminhões, para ônibus e carros também, a ferramenta oferece um espaço para o motorista inserir todas informações de gastos com combustível, seguros e impostos.

2- Iveco Frota+

Planejado para facilitar o gerenciamento da frota e permitir tornar o negócio mais rentável, o aplicativo reúne várias vantagens em apenas um clique, como controle do custo operacional, manutenção do veículo e assistência técnica.

  • Clima e tempo

AccuWeather

As condições do clima são fundamentais para a segurança da operação e até para ter maior controle sobre ela. O objetivo desse aplicativo é justamente permitir ter uma previsão do tempo onde for realizada a viagem com atualizações frequentes sobre temperatura e probabilidades de chuva.

  • Comparativos de postos

Preço dos Combustíveis

A ferramenta mostra os postos de combustível mais próximos, informando a bandeira, preços e o endereço. Uma forma de comparar valores e se planejar quando for reabastecer, tendo em mente a média de cálculo de quanto será investido.

Deixe uma resposta