Patinagem dos pneus agrícolas: aprenda a calcular

Patinagem dos pneus agrícolas: o que é e como calcular!

Você sabe o que é a patinagem dos pneus agrícolasNeste artigo vamos explicar a importância deste índice e como a sua importância pode influenciar diretamente no custo de operação de uma produção no campo.

Aqui você também saberá como calcular esse movimento, mas antes você conhecerá um pouco mais sobre como preservar a mecânica do seu trator.

O que é patinagem dos pneus agrícolas?

Os cuidados com os sapatos dos tratores envolvem detalhes que garantem maior eficiência durante a vida útil dos pneus e a saúde mecânica das máquinas.

E a patinagem dos pneus agrícolas é um dos detalhes que essenciais por ser a diferença de rotação dos pneus. Esse valor é medido na hora de tracionar, com o trator com carga e sem carga

O índice de patinagem correto diminui o esforço mecânico do seu trator, preserva as peças e a vida útil do pneu, aumentando assim a produtividade do seu cultivo. Além disso, é essencial para cuidar solo, mas sem compactar demais ou causar danos às raízes.

Esse movimento também impacta no consumo de combustível, ou seja: acertar no volume da carga, calibragem e lastro acarreta numa operação suave e faz com que o caixa da sua operação fique mais saudável.

Lembre-se: o trator deve patinar. É a garantia de uma operação tranquila e fluída.

O ideal é que a patinagem do pneu agrícola fique abaixo dos 13%, de acordo com as principais fabricantes do mercado, como a Prometeon.  

Como calcular o índice de patinagem dos pneus agrícolas

Para medir o índice de patinagem do seu trator, siga estes passos:

Com o implemento levantado, faça uma marca na lateral dos pneus traseiros. Depois, ande em linha reta até o pneu marcado completar 10 voltas; marque o solo. Após isso, faça o mesmo percurso, mas com o implemento acionado, e pare no mesmo local marcado anteriormente.

Se na última volta o pneu não completar o giro completo, estime ele em forma decimal. Vamos supor que ele tenha dado 12,4 voltas. A fórmula da porcentagem funciona desta maneira:

Subtraia as voltas dadas com implemento, pela primeira marcação: 12,4 – 10 = 2,4; 

Depois, multiplique por 100: 2,4×100 = 240; e divida por 10: 240/10 = 24%. Esse, por exemplo, é um índice considerado excessivo.

Uma solução pode ser o lastramento dos pneus.

Lastro para regular a patinagem dos pneus agrícolas

Para garantir o percentual adequado de patinagem, utilizam-se lastros líquidos ou sólidos nos pneus para equilibrar o peso da máquina. No entanto, é necessário acertar na quantidade.

O excesso de lastro impede a patinagem e acarreta no aumento do consumo de combustível e na deformação do solo, prejudicando a cultura da sua produção. A insuficiência faz com que o trator patindevido à falta de tração, diminuindo a potência da máquina e desgastando mais o pneu, além do consumo excessivo de combustível.

Siga acompanhando o nosso blog, em breve teremos um artigo explicando como fazer o lastreamento dos pneus.

Na Cantu tem!

Com o foco em levar mobilidade a todo canto do país, do campo à cidade, oferecemos uma gama de pneus agrícolas, com excelente custo-benefício para reduzir os custos e aumentar o lucro da sua produção.

Converse com um de nossos representantes e conheça de pertinho as condições que só a Cantu possui.

Falando em patinagem, você já conferiu as dicas que demos sobre as boas práticas com pneus agrícolas em um canavial? Clique aqui para acessar o material.

Se precisar de pneus, você já sabe: na Cantu tem!

Variedade de pneus da Cantu Pneus
Cantu Pneus: a mobilidade para o seu negócio

Deixe uma resposta